Direito Civil - Direito de Família - Dissolução pela morte de um dos cônjuges, nulidade matrimonial, anulabilidade do casamento, declaração de putatividade do casamento nulo ao anulável,
Os casos de dissolução da sociedade conjugal e do casamento constam da Lei 6515/77, dispondo em seu art. 2º, que essa sociedade termina pela morte de um dos cônjuges, pela nulidade ou anulação do casamento, pela separação judicial e pelo divórcio; acrescente na parágrafo único, que o casamento válido somente se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio.
A morte de um dos cônjuges possui efeito dissolutório tanto da sociedade como do vínculo conjugal, fazendo cessar o impedimento para contrair novo casamento; só se opera com a morte real ou efetiva, provada mediante certidão de assentamento de óbito do cônjuge, ainda que a abertura do termo tivesse sido feita sem atestado médico, mas com justificação admitida pelos juízes togados.
Nulo será o matrimônio contraído:
a) com infração de qualquer impedimento absolutamente dirimente previsto em lei;
b) perante autoridade incompetente. Trata-se de incompetência ratione loci, logo só será válido o ato nupcial que for celebrado por juiz do distrito em que se processou a habilitação matrimonial.
É anulável o casamento contraído com infração de dispositivos legais; assim se os cônjuges violarem os impedimentos dirimentes relativos poderá ocorrer a anulabilidade das núpcias.
A teoria das nulidades matrimoniais possui um princípio básico que nulo ou anulável o casamento produz efeitos civis válidos em relação aos consortes e à prole, se um deles ou ambos o contraíram de boa fé; trata-se de casamento putativo, no qual a boa fé supre o impedimento, fazendo desaparecer a causa de sua nulidade por ignorá-la.
Doutrinas Relacionadas
Guarda, tutela, curatela, interdição e ausência.
Conceito, pressupostos, alimentos provisionais e alimentos provisórios.
Conceito, conteúdo, suspensão, destituição, procedimento da perda e da suspensão, extinção.
Conceito, adoção simples e plena.
Definição, filiação legítima, presunção legal de paternidade, ação negatória de paternidade, prova da condição de filho legítimo, filiação ilegítima, reconhecimento voluntário e judicial, ação de investigação de paternidade.
Conceito, parentesco natural ou consangüíneo, afim, parentesco civil, contagem de graus de parentesco cosangüíneo, simetria entre afinidade e parentesco natural.
Conceito, classificação e elementos essenciais do concubinato.
Conceito, divórcio direito e indireto, efeitos, extinção do direito ao divórcio.
Finalidade e espécies, separação consensual e litigiosa, separação de corpus, efeitos da separação judicial em relação aos cônjuges e aos filhos, efeitos patrimoniais.
Conceito e pressupostos.
Temas relacionados
Outras doutrinas
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.