Petições - Locação - O inquilino restituiu o imóvel ao final do lapso temporal ajustado no referido contrato com inadimplemento de taxas condominiais, e como provocou danos no imóvel, deve ressarcir.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....
.................................. (qualificação), portador da Cédula de Identidade/RG ...., e inscrito no CPF/MF sob o nº ...., residente na Rua .... nº ...., por seu advogado, com escritório profissional na Rua .... nº ...., onde recebe intimações e notificações, vem mui respeitosamente à presença de V. Exa., propor
1. O requerido é fiador do contrato de locação de fim não-residencial que .... firmou com o requerente tendo por objeto o imóvel localizado na Rua .... nº .....
2. O imóvel foi entregue sem os devidos reparos e pintura, como obriga a cláusula contratual .....
A tentativa de cobrança amigável, tanto o locatário, quanto o fiador, não responderam.
3. Os reparos eram necessários. O documento de nome "Termo de Vistoria do Imóvel" demonstra o estado do mesmo, no início da locação. A confrontação do documento com o estado do imóvel na desocupação, permitiu a elaboração do documento de nome "Complemento de Vistoria de Saída", que comprova a necessidade dos reparos.
Pela cláusula .... do contrato de locação firmado, a obrigação é de devolver o imóvel nas mesmas condições em que foi recebido "de modo que possa ser imediatamente ocupado, ou realugado sem que isso dependa de qualquer conserto, reparação ou pintura".
O imóvel não poderia ser ocupado, ou realugado, no estado em que foi entregue.
A obrigação pedida decorre do contrato de locação firmado, como se expôs, e a Lei do Inquilinato, na época do início da locação, nº 6.649/79, art. 19, inciso IV; hoje, nº 8245/91, art. 23, inciso III.
A doutrina e a jurisprudência assim se posicionam relativamente às obrigações decorrentes do contrato de locação e da fiança prestada.
"Por ocasião da restituição do prédio, o locatário deverá entregá-lo devidamente reparado dos estragos que causou, exceto os oriundos do uso normal, isto é, do desgaste natural de sua utilização." (Lei de Locações de Imóveis Urbanos Comentada, Maria Helena Diniz, Edit. Saraiva, l992, pg. 109 )
"Fiança - Locação - Fiador que se obrigou como principal pagador ou devedor solidário - Enquadramento na figura do devedor a que se refere o art. 568, I, do CPC - Inteligência do dispositivo.
Se o fiador se obrigou como principal pagador ou devedor solitário, nos termos do art. 1.492, II, do CC, ele se acha enquadrado na figura do "devedor" que se refere o art. 568, I, do CPC. Acórdão do 2º TACSP, 3ª. CAM., em 13/06/1978 - Rel. Sabino Neto (RT, 515:184, set. 1978)" (Da Fiança. Lauro Laertes de Oliveira, Edit. Saraiva, 1986, 2ª ed., pág. 122)
Para a realização dos reparos optou-se pelo orçamento de menor valor, em ...., .... Os reparos foram necessários ante a má conservação do imóvel.
A importância acima deverá ser ressarcida ao requerente com juros e correção monetária.
4. Nos termos da cláusula 18ª do contrato de locação firmado e da fiança prestada, o requerido é devedor e deve responder pelo pagamento das taxas condominiais que não foram pagas pelo locatário, nos valores assim discriminados, como demonstram os recibos juntados.
Taxa Condominial relativa ao mês de .... - Valor ....
Os valores das taxas deverão ser atualizados com as correção monetária e o juro de mora.
Propõem portanto, o requerente, a ação, de procedimento sumarío, art. 275/CPC, II, "d" e "c", fundamentada nas disposições expostas, e demais disposições legais cabíveis.
Requer pela citação do requerido, através do Oficial de Justiça, com o permissivo do art. 172, parág. 2º do CPC, para em audiência responder aos termos da procedência, condenando-o no pagamento da importância de ...., acrescida de juros, correção monetária, custas processuais e honorários advocatícios.
Comparecerão para audiência, as seguintes testemunhas, independentemente de intimação: .... e ....
Valor da causa R$ .... (....)
Nestes termos,
Pede deferimento.
...., .... de .... de ....
..................
Advogado OAB/...
Modelos Relacionados
Ação de Penhor Legal com Imissão de Posse
O locador abandonou o imóvel, deixando de pagar faturas de energia e condomínio, o que motiva a presente ação com pedido para penhora dos imóveis lá contidos e imissão do mesmo para uso próprio.
Ação de Consignação em Pagamento com Compensação de Valores
O autor requer a consignação em pagamento relativa a aluguéis e pretende ainda a compensação dos valores, pois vem suportando gastos com obras e reparos urgentes no imóvel.
Ação de Cobrança por Danos no Imóvel Locado
O locatário restituiu o imóvel com danos que devem ser reparados, motivo pelo qual o autor ingressa com ação de cobrança pelo rito sumário contra o fiador.
Ação de Despejo por Falta de Pagamento c/c Cobrança de Aluguéis
O requerido encontra-se em mora com o pagamento aluguéis, motivo pelo qual o requerente ingressa com ação de despejo por falta de pagamento, cumulada com cobrança de aluguéis.
Ação de Despejo por Descumprimento de Mútuo Acordo
O requerente é o adquirente do imóvel que havia sido locado ao requerido. Como este declarou que não tinha interesse na compra do imóvel, formalizou Termo de Acordo para Desocupação. Entretanto, não o cumpriu.
Ação de Despejo para Uso Próprio
O requerente é proprietário do imóvel locado ao requerido e pretende utilizá-lo para instalar-se comercialmente. Por ser a primeira vez que o locador pede o imóvel para uso próprio, a prova de necessidade é desnecessária.
Ação Indenizatória - Nome mantido no SPC e SERASA após a Quitação da Dívida
Ação de indenização por danos morais, com pedido de antecipação de tutela, contra operadora de telefonia que manteve as restrições no nome do requerente mesmo após o pagamento dos débitos.
Ação de Indenização contra Operadora de Plano de Saúde pelo Não Atendimento
Nesta ação indenizatória são pleiteados danos materiais e morais, pois a requerente não conseguiu atendimento para seu filho e teve que pagar uma consulta em clínica particular.
Pedido de Habilitação de Crédito em Recuperação Judicial
O requerente, de posse da documentação necessária, requerer a habilitação de seu crédito no juízo onde tramita a recuperação judicial da empresa devedora.
Reclamatória Trabalhista por Intervalo Térmico não Concedido
O reclamante trabalha em frigorífico, no ambiente frio, e pleiteia indenização pelos intervalos térmicos de 20 minutos a cada 01h40 não concedidos pela empresa.
Temas relacionados
Outros modelos
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.