Modelos de Petições - Reclamatória Trabalhista - Empregado manipulava produtos químicos

Petições - Reclamatórias Trabalhistas - O reclamante pretende o devido pagamento de horas extras, repouso semanal remunerado, adicional noturno, diferenças salariais, adicional de insalubridade e FGTS.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA MMª. VARA DO TRABALHO DE ....

...................................., (qualificação), residente na Rua .... nº ...., Bairro ...., na Cidade de ...., por sua procuradora judicial, adiante assinada, vem respeitosamente à presença de V. Exa., com a finalidade de propor

RECLAMATÓRIA

em face de ...., estabelecida na Rua .... nº ...., Bairro ...., na Cidade de ...., tendo em vista os seguintes motivos de fato e de direito:

a. O reclamante foi admitido em .../.../... e demitido sem justa causa em .../.../...

b. Sua evolução salarial é a constante nas fotocópias em anexo.

c. Trabalhou até o mês de .../... das .... às .... horas, de segunda à sexta-feira, prorrogando esta jornada até .... horas e aos sábados das .... às .... horas.

Neste período, a reclamada exigia que o autor registrasse as jornadas em dois cartões, um para as horas normais e outro para as horas extras, devendo desde logo a reclamada juntar tais documentos, sob as cominações do art. 359 do CPC.

Depois do mês de ..../... passou a laborar das .... às .... horas, de segunda à sexta-feira e, aos sábados, das .... às .... horas.

Neste período, anotava sua jornada de trabalho em um só cartão ponto.

d. Tem direito as horas extras, assim consideradas as excedentes de oito, com o adicional de 30% e de 60% para as excedentes da décima semanal, respeitada a jornada semanal do instrumento normativo, considerando a redução da hora noturna, com os reflexos de lei.

e. A reclamada não cumpria as disposições do art. 66 da CLT, devendo ser consideradas como extras as horas laboradas em desrespeito a tal intervalo.

f. O repouso semanal remunerado não foi pago da forma prevista em lei. É devido com os consectários legais.

g. O reclamante desempenhava as mesmas funções do Sr. ...., que, entretanto, recebia um salário maior. Tem direito das diferenças salariais, em dobro, decorrentes da equiparação salarial, com os reflexos de lei.

h. Pelas horas trabalhadas no horário compreendido entre .... e .... horas é devido o adicional noturno, considerando a redução da hora noturna, com os reflexos de lei.

i. O reclamante trabalhava em funções e ambiente insalubres no setor de tornos mecânicos e automáticos, manipulando com óleos e produtos químicos, entre inúmeros agentes insalubres, citamos barulho, gases, fuligem, fumaça. Tem direito ao adicional de insalubridade de 40% sobre o salário da categoria, com os reflexos de lei.


ASSIM RECLAMA:

1. HORAS EXTRAS - todas as excedentes de oito, com o adicional de 30% e de 60% para as excedentes da décima semanal, considerando a jornada semanal da convenção coletiva, as horas trabalhadas em desrespeito ao art. 66 da CLT e a redução da hora noturna, com reflexos no aviso prévio, férias, 13º salário - todo o período.

2. REPOUSO SEMANAL REMUNERADO - sobre as horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, diferenças salariais, com reflexos no aviso prévio, férias, 13º salário - todo o período.

3. ADICIONAL NOTURNO - 20% sobre o salário, considerando a redução da hora noturna, com reflexos no aviso prévio, férias, 13º salário, horas extras - todo o período.

4. DIFERENÇAS SALARIAIS - em dobro, decorrentes da equipação salarial, com reflexos no aviso prévio, férias, 13º salário, horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade- todo o período.

5. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE - 40% sobre o salário da categoria, com reflexos no aviso prévio, férias, 13º salário, horas extras, adicional noturno, adicional noturno - todo o período.

6. FGTS - 8,8% sobre as verbas aqui pleiteadas.


ANTE O EXPOSTO, REQUER:

1. A notificação da reclamada para, querendo, contestar a reclamatória, sob as penas da lei.

2. A condenação da reclamada no pagamento do pedido, acrescido de juros sobre o capital corrigido, correção monetária na forma da lei e custas processuais.

3. A produção de todas as provas em direito admitidas, especialmente, o depoimento pessoal da reclamada, ouvida de testemunhas e juntada de documentos.

Valor de alçada: R$ .... (....).

Temos em que,

pede deferimento.

...., .... de .... de ....

...................
Advogado OAB/...

Modelos Relacionados

Reclamatória Trabalhista por Intervalo Térmico não Concedido

O reclamante trabalha em frigorífico, no ambiente frio, e pleiteia indenização pelos intervalos térmicos de 20 minutos a cada 01h40 não concedidos pela empresa.

Reclamatória - Bancário - Indenização por Danos Morais - Transporte de Valores

Reclamatória trabalhista onde o bancário pleiteia reparação por danos morais por ser obrigado a efetuar transportar de valores para o banco.

Reclamatória Trabalhista com Medida Liminar para Reintegrar Dirigente Sindical

O reclamante, dirigente sindical, visa a reintegração no emprego e a manutenção do contrato de trabalho, em razão de suspenção imotivada, uma vez que o reclamado se utilizou de meios fraudulentos para caracterizar a justa causa e justificar a rescisão contratual.

Ação Trabalhista - Turnos Ininterruptos de Revezamento e Horas Extras

O reclamante pleiteia o pagamento das horas extras excedentes da 6ª diária acrescidos de seus adicionais respectivos, em razão do trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento e ainda, do adicional de periculosidade à razão de 30%, pelo trabalho prestado em área de risco. Pede pelo recolhimento do FGTS com a multa de 40%, pela demissão sem justa causa.

Reclamação Trabalhista - Salários Não Pagos e Verbas Rescisórias

O reclamente pleiteia pelo pagamento dos salários não pagos e pelo pagamento das verbas rescisórias a que tem direito, em virtude da despedida injusta, tais como aviso prévio, férias acrescidas de 1/3 constitucional, 13º salário, FGTS e multa rescisória de 40%.

Ação Trabalhista - Horas Extras, Aviso Prévio, FGTS e Seguro Desemprego

O reclamante pleiteia verbas que tem direito, em razão da despedida indireta, causada pelo não cumprimento do contrato de trabalho pelo empregador, tais como horas extraordinárias, aviso prévio, FGTS e multa compensatória, seguro-desemprego, com seus reflexos e integrações.

Contestação Trabalhista - Reintegração Indevida por Acidente

A reclamada apresenta contestação e alega que o reclamente foi contratado por duas vezes desempenhando funções diversas, não sendo devidas diferenças salariais ou retificação na CTPS. Não há que se falar em reintegração, uma vez que o acidente não impossibilitou o reclamante para o exercício de suas funções.

Contestação - Autônomo sem Vínculo Empregatício

A reclamada alega que não pode prosperar o pedido de reconhecimento do vínculo e anotação na CTPS, porque o reclamante antes de firmar contrato de trabalho, prestou serviços como autônomo. As diferenças salariais não são devidas, por não existir vínculo.

Contestação Trabalhista - Prescrição Qüinqüenal e Cargo de Confiança

A reclamada alega que já pagou a multa de 40% incidente sobre o FGTS e por isso não há que se falar em reintegração, que ocorreu a prescrição qüinqüenal, que durante certo período o reclamante exerceu cargo de confiança o que exclui as horas extras, que houve compensação de horários dentre outros.

Contestação - Anotação da CTPS, Horas Extras e Multa do FGTS

Em contestação a reclamatória trabalhista, o reclamado concorda em anotar na CTPS do requerente a data de sua admissão, contraria a afirmação de serviços prestados, afirma que a jornada de trabalho era de 8 horas diárias, que pagará a multa referente ao FGTS e requer a compensação de todas as verbas pagas.

Temas relacionados

Petições

Reclamatórias Trabalhistas

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto


Central Jurídica

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade