Aplicação das Normas Jurídicas e sua Hierarquia

Direito do Trabalho - Introdução do Direito do Trabalho - Complexidade do ordenamento jurídico trabalhista, escalonamento das normas, princípio da norma mais favorável ao trabalhador e suas derrogações,

Complexidade do ordenamento jurídico trabalhista: resulta da coexistência, nele, de diferentes tipos de normas produzidas através de fontes estatais e não estatais e da dinâmica que apresenta essa plurinormatividade na medida da sua constante renovação e das naturais dúvidas que, em cada caso concreto, surgem, na tarefa de escolher qual é a norma que deve ser aplicada; os problemas decorrentes da multiplicidade de fontes e de normas existem e procuram ser resolvidos pelo direito do trabalho, uma vez que é necessário manter a coerência do sistema que é uma questão de hierarquia, afastando as antinomias entre as normas; encontrar meios para resolver o caso concreto quando não há no ordenamento uma norma específica para ele, que é o problema da integração das lacunas; e compreender o significado das diretrizes que estão contidas nas normas, que é a sua interpretação, sendo esses os aspectos nucleares da aplicação do direito do trabalho.

Escalonamento das normas: o ordenamento jurídico, como todo o sistema normativo, é um conjunto de normas de conduta, de organização, de competência, de direitos subjetivos e deveres, aspecto do qual resulta a necessidade de ser estabelecida uma correlação entre as normas visando à coerência do sistema.

Princípio da norma mais favorável ao trabalhador: a Constituição Federal é a norma jurídica maior na pirâmide normativa do direito do trabalho; há contudo, um aspecto peculiar ao direito do trabalho; a sua finalidade não é igual à do direito comum; neste a hierarquia das normas cumpre a função política de distribuição de poderes entre a União, os Estados e os Municípios; no direito do trabalho o objetivo maior é o social, a promoção da melhoria das condições sociais do trabalhador; esse aspecto influiu na formação de um princípio próprio do direito do trabalho sobre a hierarquia de suas normas; é o princípio da norma mais favorável ao trabalhador, segundo o qual, havendo duas ou mais normas sobre a mesma matéria, será aplicada, no caso concreto, a mais benéfica para o trabalhador.

Derrogações ao princípio: o princípio da norma mais favorável não é absoluto; tem exceções ou derrogações resultantes de imperativos diferentes; primeira, diante das leis proibitivas, uma vez que, se o Estado, através de lei, vedar que através de outras normas jurídicas seja dispensado um tratamento mais benéfico ao trabalhador; segunda, diante das leis de ordem pública, ainda que não expressamente proibitivas, pela sua função de garantia maior da sociedade; nada impede que a negociação coletiva venha a cumprir, excepcionalmente, o papel flexibilizador, redutor de vantagem, o que pressupõe acordo com o sindicato.

Doutrinas Relacionadas

Âmbito de Aplicação da CLT

Âmbito pessoal, trabalhadores excluídos e âmbito material.

Princípios do Direito do Trabalho

Função integrativa e diretiva dos princípios, direitos e garantias fundamentais, princípios constitucionais específicos, norma favorável ao trabalhador, condição mais benéfica e irrenunciabilidade dos direitos.

Eficácia da Lei Trabalhista no Tempo e no Espaço

Princípios da irretroatividade, do efeito imediato e da territorialidade.

Interpretação da Norma Trabalhista e Integração das Lacunas

Ato interpretativo, técnicas do Direito Comum, interpretação do Direito do Trabalho, conceito de integração das lacunas, analogia, eqüidade, princípios gerais do direito.

Composição Heterônoma dos Conflitos e Normas

Composição dos conflitos, Justiça do Trabalho, jurisprudência, poder normativo, justiça comum, arbitragem e laudo arbitral.

A Empresa e seu Regulamento

Tipos e conceito de regulamento de empresa e suas características no Direito brasileiro.

Autonomia Coletiva e Negociações Coletivas

Autonomia e negociação coletiva, contrato coletivo substitutivo ou cumulativo, convenção coletiva e acordo coletivo além de pactos sociais.

Noções Introdutórias de Direito do Trabalho

Conceito, natureza, origem e evolução histórica do Direito do Trabalho. Ordenamento jurídico, autotutela, autonomia, relações de trabalho e plurarismo jurídico.

Benefícios da Previdência Social

Benefícios, auxílio-doença, aposentadoria, salário família, pensão por morte, auxílio-reclusão, salário maternidade, seguro desemprego, acidente de trabalho e auxílio acidente.

Seguridade Social

Conceito, seguro privado e social, assistência previdenciária, financiamento dos benefícios, custeio, contingências, seguridade complementar, beneficiários da previdência social.

Temas relacionados

Direito do Trabalho

Introdução do Direito do Trabalho

Outras doutrinas

Todas as doutrinas organizadas por assunto


Central Jurídica

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade