Petições - Direito de Família - Desaparecimento de filho solteiro que mudou-se para outro Estado da Federação. Buscas infrutíferas por um lapso temporal de dez anos.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....
............................................., (qualificação), portadora da Cédula de Identidade sob o nº .... e do CPF/MF nº ...., residente e domiciliada na Rua .... nº ...., vem perante V. Exa., através de sua procuradora "in fine" assinada (doc. nº ....), com escritório profissional na Rua .... nº ...., onde recebe intimações e notificações, com fulcro nos artigos 5º, inciso VI, 463 e 468 do Código Civil, bem como artigos 1.105 e 1.159 e seguintes do CPC, requer a
ASPECTOS FÁTICOS:
1. Que no mês de .... de ...., o filho da peticionária viajou com destino ao ...., para tentar a vida em referido Estado.
2. O mesmo mantinha contatos telefônicos com a família, pois era muito apegado à mesma, até que, em .... do mesmo ano, a peticionária recebeu a correspondência em anexo (doc. ....), dando triste notícia que seu filho encontrava-se desaparecido.
3. A partir deste momento, tudo que estava ao alcance psicológico e financeiro da família foi feito. No dia ...., o Sr. .... (irmão do desaparecido) rumou até o Estado acima referido, com o objetivo de localizar o irmão, registrando, inclusive, queixa da ocorrência na .... Delegacia de Polícia de .... (cópias anexas - docs. .... e ....). entretanto, como não obteve êxito na busca, retomou a .... sem qualquer notícia.
4. Até hoje, a peticionária encontra-se desolada, em função de não saber o que aconteceu com seu filho tão estimado. Veja V. Exa. que se trata de uma "MÃE" que gostaria de saber do paradeiro de seu filho.
ASPECTOS LEGAIS, DOUTRINÁRIOS E JURISPRUDENCIAIS
5. Com o tempo decorrido entre o desaparecimento do Sr. .... e esta data, presume-se que o mesmo esteja morto, e, para tanto, necessário se faz nomear curador para administrar seus bens.
6. Para a nomeação de Curador, o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 467, prescreve taxativamente o critério a observar, nestes termos:
"Em falta de cônjuge, a curadoria dos bens do ausente incumbe ao pai, à mãe, aos descendentes, nesta ordem, não havendo impedimento que os iniba de exercer o cargo."
Da leitura de referido artigo, tem-se que a peticionária está em pleno direito de exercer a curadoria dos bens deixados pelo filho, uma vez que o pai é falecido desde .... (Atestado de Óbito em anexo - doc. ....).
E, conforme nos ensina a jurisprudência, "a ausência, a rigor, deve ser entendida em relação à não presença no domicílio, porque este é, realmente, de ordinário, centro de negócios e da vida familiar."
Diante dos fatos acima expostos, requer-se a V. Exa.:
a) A intimação do Douto Representante do Ministério Público, para que seja ouvido;
b) A nomeação da peticionária como curadora dos bens deixados pelo filho ....;
c) A expedição de ofício à ...., onde o desaparecido possui conta de poupança de nº ...., para que a peticionária possa retirar a quantia ali depositada.
d) A expedição de ofício ao ...., uma vez que sabe-se que o desaparecido possui algumas ações de referida Empresa.
Finalmente, pede-se a procedência desta ação, tudo se conformidade com a lei.
Dá-se à causa, para os efeitos fiscais e de alçada, o valor de R$ ....
Nestes Termos
Pede Deferimento.
.................
Advogado OAB/...
Modelos Relacionados
Alvará Judicial para Verificar Existência de Contas e Levantar as Quantias
A requerente requer seja oficiado o banco para informar acerca da existência de contas do falecido e expedido alvará para levantamento das quantias.
Cautelar Inominada pela Concumbina com Receio de Perder o Imóvel
O imóvel foi adquirido pelo concubino durante o concubinato, mas não foi transferido para seu nome. Tendo em vista a separação de fato, fica caracterizado o justo receio da concubina quanto ao imóvel.
Medida Cautelar de Preparo de Seqüestro
Sociedade de fato onde foram amealhados bens em razão da ajuda mútua e houve prole. Diante da separação dos concubinos, é o pedido de sequestro dos bens para evitar-se dilapidação do patrimônio.
Ação Cautelar de Separação de Corpos por Violência Física
Em decorrência de violência física contra a cônjge virago, com registro de queixa contra o cônjuge varão em Delegacia Polícia, é feito o pedido de separação de corpos.
Ação de Separação Consensual de Corpos
Os requerentes contraíram matrimônio, advindo filho menor. Achando-se separados de fato, valem-se desta ação para ratificar a intenção de promover a separação consensual no biênio legal.
Ação Cautelar Incidental de Separação de Corpos
A autora sofre agressões físicas do cônjuge varão, vivendo amedrontada, juntamente com os filhos, pelas ameaças do marido. Requer-se separação cautelar de corpos.
Medida Cautelar de Afastamento Temporário do Lar com Guarda de Menor
Cônjuge varão ameaça de morte, além de injuriar a cônjuge virago, tornando impossível a continuidade da vida em comum. Requer o afastamento do marido e a guarda provisória do filho.
Medida Cautelar de Separação de Corpos por Ambos os Cônjuges
Os cônjuges requerem, em conjunto, a separação de corpos, mesmo antes de dois anos de casamento, à espera de tempo para ser requerida a separação consensual.
Ação Cautelar de Guarda de Filho Menor
Pai acometido por doença psico-depressiva, impõe maus tratos ao menor, tornando a convivência inviável, ante a impossibilidade de educação e guarda pelo pai.
Contestação à Medida Cautelar de Guarda e Posse Provisória de Menor
A requerida contesta cautelar requerendo a manutenção do menor em poder da mesma, tendo em vista que o requerente, seu ex-marido, agiu de má-fé para obter fotos da requerida.
Temas relacionados
Outros modelos
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.