Modelos de Petições - Inventário por Arrolamento Sumário - Saldo Bancário e Bens Imóveis

Petições - Direito de Família - As requerentes pretendem a homologação da partilha amigável dos bens. Para tanto, requerem a nomeação de inventariante, declaram os bens do espólio e títulos dos herdeiros e atribuem valor aos bens.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ...., ESTADO DO ....

............................., (qualificação) portadora da Carteira de Identidade/RG nº ...., e, CPF/MF nº .... e, ............., (qualificação) portadora da Carteira de Identidade/RG nº .... e, CPF/MF nº ...., ambas residentes e domiciliadas em ...., por intermédio de seu procurador e advogado, ut instrumento procuratório (doc. ....), adiante firmado, devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do ...., sob o nº ...., com escritório na Rua .... nº ..., vem à presença de V. Exa., com o devido respeito e acatamento, requer

ARROLAMENTO SUMÁRIO

dos bens deixados por seu esposo e pai ..............., conforme o disposto no art. 1.572 e seguintes do código Civil Brasileiro; art. 1.031 e seguintes do Código de Processo Civil e, Lei nº 7.019 de 21.08.82.

Juntando as certidões de óbito (doc. ....); de casamento (doc. ....), de emancipação (doc. ....), certidão da matrícula do bem imóvel à arrolar (doc. ....), extratos bancários comprobatórios dos saldos existentes em Cadernetas de Poupança e Contas Corrente (dos. ....), e, comprovante de restituição de imposto de renda, junto à Secretaria da Receita Federal (doc. ....) requerem seja deferida a nomeação de inventariante à primeira das Suplicantes, que presta em separado as declarações de estilo, atribui valor ao bem imóvel e apresentado o Instrumento Particular de Partilha Amigável (doc. ....), o qual pedem seja homologado, comprovando a quitação dos tributos relativos aos bens do espólio.

Anexam, ainda, as certidões negativas relativamente ao bem imóvel e a pessoa do "de cujus", emitidas pela Prefeitura Municipal de .... (doc. ....): Secretaria de Estado da Fazenda (doc. ....) e Secretaria da Receita Federal (doc. ....).

Requerem, finalmente, após decorridos os trâmites legais, se digne V. Ex.a. em homologar a presente petição e partilha amigável dos bens, determinando o seguinte:

a. A expedição de formal de partilha, do bem imóvel, descrito no instrumento particular de partilha amigável, em benefício da herdeira e sucessora ...., com reserva de usufruto vitalício, relativamente ....% do imóvel, à viúva meeira ...., conforme o acordo das partes e o traslado da Escritura Pública de Cessão e Transferência de Direitos de Meação (doc. ....);

b. A expedição de ofício ao Sr. Gerente da Agência ...., do Banco ...., em ...., Estado ...., para que o mesmo libere disponibilidade da viúva meeira ...., a totalidade dos saldos existentes nas contas abaixo enumeradas, inclusive aplicações financeiras e elas vinculadas, para que a mesma disponha da melhor maneira que lhe convier:

b.1. Cardeneta de Poupança nº ....
b.2. Cardeneta de Poupança nº ....
b.3. Título de Capitalização Nominativo nº ...., de emissão de ....
b.4. Conta Corrente nº .... e valores de aplicação vinculados a mesma.

c. A expedição de ofício ao Sr. Gerente da Agência ...., do Banco ...., em ...., Estado ...., para que o mesmo libere à livre disponibilidade da viúva meeira ...., a integralidade do saldo existente na Conta Corrente nº ...., e valores de aplicação vinculados a mesma, para que disponha da melhor maneira que lhe convier.

d. A expedição de ofício ao Sr. Delegado da Receita Federal, em ...., Estado ...., par que seja liberada, em benefício da viúva meeira ...., a importância a que o "de cujus" teria direito, relativamente à restituição do imposto de renda, descrita no item nº ...., das declarações de inventariante, neste processo.

Protestam, ainda, se necessário for, pela oportuna apresentação de provas documentais e testemunhais, que se fizerem necessárias.

Dá-se a presente, para os efeitos legais, o valor de R$ .... (....).

Termos em que,

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

.................
Advogado OAB/...

Modelos Relacionados

Alvará Judicial para Verificar Existência de Contas e Levantar as Quantias

A requerente requer seja oficiado o banco para informar acerca da existência de contas do falecido e expedido alvará para levantamento das quantias.

Cautelar Inominada pela Concumbina com Receio de Perder o Imóvel

O imóvel foi adquirido pelo concubino durante o concubinato, mas não foi transferido para seu nome. Tendo em vista a separação de fato, fica caracterizado o justo receio da concubina quanto ao imóvel.

Medida Cautelar de Preparo de Seqüestro

Sociedade de fato onde foram amealhados bens em razão da ajuda mútua e houve prole. Diante da separação dos concubinos, é o pedido de sequestro dos bens para evitar-se dilapidação do patrimônio.

Ação Cautelar de Separação de Corpos por Violência Física

Em decorrência de violência física contra a cônjge virago, com registro de queixa contra o cônjuge varão em Delegacia Polícia, é feito o pedido de separação de corpos.

Ação de Separação Consensual de Corpos

Os requerentes contraíram matrimônio, advindo filho menor. Achando-se separados de fato, valem-se desta ação para ratificar a intenção de promover a separação consensual no biênio legal.

Ação Cautelar Incidental de Separação de Corpos

A autora sofre agressões físicas do cônjuge varão, vivendo amedrontada, juntamente com os filhos, pelas ameaças do marido. Requer-se separação cautelar de corpos.

Medida Cautelar de Afastamento Temporário do Lar com Guarda de Menor

Cônjuge varão ameaça de morte, além de injuriar a cônjuge virago, tornando impossível a continuidade da vida em comum. Requer o afastamento do marido e a guarda provisória do filho.

Medida Cautelar de Separação de Corpos por Ambos os Cônjuges

Os cônjuges requerem, em conjunto, a separação de corpos, mesmo antes de dois anos de casamento, à espera de tempo para ser requerida a separação consensual.

Ação Cautelar de Guarda de Filho Menor

Pai acometido por doença psico-depressiva, impõe maus tratos ao menor, tornando a convivência inviável, ante a impossibilidade de educação e guarda pelo pai.

Contestação à Medida Cautelar de Guarda e Posse Provisória de Menor

A requerida contesta cautelar requerendo a manutenção do menor em poder da mesma, tendo em vista que o requerente, seu ex-marido, agiu de má-fé para obter fotos da requerida.

Temas relacionados

Petições

Direito de Família

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto


Central Jurídica

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade